Um software que mede os batimentos cardíacos por meio de imagens captadas por uma webcam chamou atenção nesta quarta feira, primeiro dia de Campus Party em São Paulo. A invenção foi criada por Israel Machado Brito Souza, da PUC-GO, a tecnologia consegue fazer a medição filmando apenas a palma da mão e o rosto da pessoa. Um investidor já demonstrou interesse no projeto.
Com a análise das imagens em tempo real, é possível extrair o fluxo sanguíneo, tanto do rosto quanto da mão. Basta que a pessoa fique em frente a uma webcam.
A vantagem sobre os outros métodos, portanto, é não ter de colocar sensores no paciente. Como respiração e cor da pele interferem nas medições, um algoritmo combina os dois resultados para chegar a uma frequência comum.
Durante a apresentação, um médico que estava na plateia chamou a atenção para o fato de que a tecnologia mostra dados que podem até prever infartos, já que mostram a variação da frequência cardíaca. O evento está acontecendo neste momento e você pode acompanhá-lo online através do site G1.com