Empresas como Facebook, Google trabalham em projetos para combater a disseminação de notícias falsas. As iniciativas das gigantes da internet tem sido alvo de críticas sob o argumento de que são mecanismos arbitrários que vão contra a liberdade de expressão. Mas independentemente de haver um consenso sobre a criação de ferramentas que removem o conteúdo considerado falso, o mais importante é despertar no internauta o senso de reflexão sobre o conteúdo que ele está compartilhando. Essa verificação dos fatos além de requerer fontes de informação com credibilidade, também necessita de discernimento que é construído com uma enorme base de conhecimento.
Uma das justificativas mais frequentes apresentadas por aqueles que compartilham boatos na internet, é que eles não têm tempo para verificar a veracidade das informações, mas mesmo assim não querem abrir mão de se tornarem influenciadores digitais entre os seus amigos. E na tentativa de promover a reflexão sobre o que seria apropriado compartilhar na internet, a agência Lupa em parceria com o Canal Futura, com o apoio do Google, criaram o projeto ‘Fake ou News’ É falso ou é notícia?”. O site do projeto serve como uma plataforma digital que oferece um guia educativo sobre como identificar notícias falsas, confira.
Mas como funciona o site?
O conteúdo do site é apresentado numa navegação interativa distribuída em trilhas do conhecimento onde é indicada uma notícia falsa que viralizou na internet, e após a análise do conteúdo. Os detalhes foram apurados pela agência digital, cada uma das afirmações é verificada separadamente para tentar esclarecer a maior quantidade de detalhes. É comum que as notícias falsas contenham informações verdadeiras ou desatualizadas para confundir o leitor. A cada trecho da notícia que foi analisada, é apresentada uma classificação da informação e o resultado da pesquisa.